quinta-feira, 27 de março de 2014

Legislação de Airsoft em Outros Países

Segue Abaixo uma lista de Países que no momento tem Legislação a nível do Airsoft e suas potencias permitidas quando houver.
Austrália: Sem limite de potência registrado, porém alguns estados permitem a pratica do esporte.
Áustria: 0,8 joules / É permitido miras a laser, lunetas e Aparelhos de visão noturna.
Bélgica: Sem limite de potência registrado / É permitido Lunetas, miras a laser e visão noturna.
Brasil: Sem Limite de potencia registrado / Miras a laser são proibidas / Visão noturna é proibido / Lunetas não podem ultrapassar 4×36 / obrigatório a ponta da arma pintada de vermelho ou laranja Fluorescente.
Canadá: 5,7 joules.
República Checa: 16 joules.
Dinamarca: Sem limite de potência registrado.
Finlândia: sem limite de potencia registrado.
Alemanha: 0,5 joules dos 3 aos 14 anos e 7,5 joules para 18+.
China (Hong Kong): 2 joules.
Indonésia: 1 joule.
Irlanda: 1 joule.
Itália: 1 joule.
Japão: 0,98 joules.
Luxemburgo: Sem limite de potência registrado.
Lituânia: Sem limite de potência registrado.
Nova Zelândia: Sem limite de potência registrado mas pode-se obter Airsoft a partir dos 16 anos. “Full Automatic” é proibido.
Noruega: Sem limite de potência registrado.
Filipinas: Sem limite de potência registrado.
Polônia: 17 joules.
Romênia: Sem limite de potencia registrado. Se uma pessoa for assaltada e ameaçada com uma arma de Airsoft, o assaltante irá responder pelo mesmo crime de uma arma de fogo. (Assim devia ser no Brasil).
Eslovênia: 1 joule.
Espanha: Semi-auto 24,4 joules e Full auto 1 joule.
Suécia: Sem limite de potência registrado.
Switzerland: Sem limite de potência registrado. Miras a laser são proibidas.
Reino Unido: Sem limite de potência registrado.
Estados Unidos: Sem limite de potência registrado, com exceção New York, que tem regras distintas (Alguns estados obrigam a pintura da ponta das armas na cor Laranja Fluorescente). Lunetas, miras a laser e visão noturna são permitidas.

Deixe o seu comentário

Fuzil de Assalto x Fuzil de Precisão


Como todos sabem, o Airsoft é uma modalidade de tiro desportivo que privilegia a fidelidade das réplicas de armas de fogo. Preciosistas, os aficionados por Airsoft são exigentes e demandam padrões de qualidade de fabricação cada vez superiores.  Os Fuzis usados nesses combates estão, sem dúvidas, entre o tipo de arma mais comum do esporte. Conheça a seguir as principais características, bem como as diferenças entre o Fuzil de Assalto e o Fuzil de Precisão.
O Fuzil de Assalto, mais conhecido como Assault Rifle, é o tipo de arma longa mais usada em ações policiais ou militares. Há, neste tipo de modelo, um mecanismo que modifica a ação, entre automática e semiautomática. Em modelos mais atuais, há ainda uma terceira – e quarta – função, que é a de programar para rajadas de dois a três tiros – multi-burst mode. A particularidade é que fuzis de ação policial são menores e tem coronha que pode ser retrátil ou rebatível. Alguns dos exemplos mais importantes desse grupo de armas são: AK-47, FAL, ParaFAL, M4A1, M16 etc.
O outro tipo, Fuzil de Precisão – Sniper Rifle – se trata de uma carabina de combate que tem uma estrutura adaptada para fazer disparos mais precisos e com alcance maior. É uma ideia relativamente antiga, se pensarmos que, nas guerras do tempo de Napoleão já se tinha registro desse fuzil. Nessa época, a arma era composta por uma luneta, localizada sobre a culatra, permitindo, ao atirador, visualizar mais longe, perto do alvo. Essas armas se popularizaram, de fato, após a Segunda Guerra Mundial, e até hoje sua estrutura pouco foi modificada. Esses Fuzis têm como característica a luneta acoplada – ou mira óptica – que pode conter linhas que direcionem o olhar, ou vir sem as mesmas – para usuários experientes.
Assim, podemos dizer que, em uma competição de Airsoft, a melhor escolha para um combate a curta e média distância é o Fuzil de Assalto. Em contrapartida, para uma ação mais estratégica, a opção ideal é o Fuzil de Precisão.
Ficou com vontade de conhecer um pouco mais sobre o universo dos Fuzis? Não deixe de acessar o site da loja virtual Camuflagem Airsoft, a primeira legalizada do Brasil, que oferece as melhores opções em Fuzis de Assalto e Fuzis de Precisão, por ótimos preços e que irão agradar aos mais exigentes combatentes de Airsoft. A entrega é rápida e pode ser feita em qualquer lugar do país, com total segurança e conforto.

Deixe o seu comentário

quarta-feira, 26 de março de 2014

C-4: Como esse explosivo funciona

poucos sabem, mas o Airsoft também conta com certos tipos de “explosivos”. Um dos mais procurados é o C-4. A seguir, conheça melhor sobre seu funcionamento, e como pode ser utilizado em uma partida de Airsoft.
Em geral, explosivos típicos são constituídos de um dispositivo detonador, um recipiente e, claro, o material explosivo em si. Esse sofre uma reação química, passa por combustão e/ou reação de decomposição, ao ser disparado por uma elevação de temperatura, ou energia do mecanismo de detonação.
A reação química ocorre, quando os compostos se quebram, resultando em gases; assim, os compostos originais – que detinham grande energia armazenada em suas ligações químicas entre átomos diversos – ao se quebrar constituem novas ligações, sem utilizá-las totalmente. Esse “resíduo” é que proporciona grande aumento de temperatura.
Então, uma vez que todo o conteúdo está armazenado sob alta pressão, há uma expansão rápida desse material, que, em contato com o gás, eleva ainda mais esta pressão, promovendo a explosão. O C-4 se vale desse princípio é foi elaborado, pela primeira vez, para ser utilizado em guerras, por militares.
Trata-se de um dispositivo à base de material plástico, muito perigoso. Não é instável, ou seja, não é detonado quando sofre choque, oscilações ou até mesmo se atingido por um projétil (seja de arma de fogo ou BB) diferentemente de outros tipos de explosivo.  Além disso, o C-4 é extremamente forte: para se ter uma ideia, apenas 150 gramas desse explosivo pode acabar com o telhado de uma casa. Outra vantagem desse tipo de explosivo é que pode ser moldado a qualquer espaço e/ou superfície, ou seja, se adequa aos mais variados locais, ficando potencialmente oculto no próprio ambiente, ou em algum objeto. 
Você deve estar se perguntando, então, se o Airsoft é um esporte, como pode utilizar um explosivo tão potente? Calma! Existe sim, o C4 para uso em batalhas de Airsoft. Contudo, é claro que não se trataria de um explosivo, mas sim, um artefato que contém fumaça ou um efeito sonoro, para ilustrar que houve a “detonação”, e os soldados que estejam em sua proximidade saibam que é hora de se retirar do campo, pois foram eliminados.

Deixe o seu comentário

Airsoft para Treinamento Militar

O Airsoft é uma modalidade que vem sendo imensamente divulgada por todo o planeta, sendo praticado por várias culturas, por vários públicos. Um dos usos mais importantes desse esporte, nos últimos tempos, é o Airsoft voltado para o treinamento militar. Isso mesmo! O tiro desportivo, utilizado de forma educativa para profissionais da segurança.
A escolha de uma formação que utilize o Airsoft se deu por conta do altíssimo nível de realismo envolvido em seus combates, os quais, oferecem uma ótima chance para que os militares possam passar por uma experiência intensa e que os coloque em contato com todo tipo de desafio a que estarão expostos, na rotina de sua vida profissional.
Outro ponto bem favorável para o Airsoft é que, em campo, os jogadores não estão, de forma alguma, expostos a riscos de acidentes, à integridade física, ou à vida, diferentemente do que aconteceria em uma ação militar real.
Além disso, o instrutor do treinamento poderá intervir, propondo desafios extras e/ou diferenciados, para cada perfil de combatente, de modo a aperfeiçoar características individuais. Para o aprendiz, também é uma excelente chance de colocar em prática tudo o que foi visto em estudos ou treinos de caráter mais experimental, ou como exercício.
O Airsoft apresenta o benefício extra de se mostrar como uma alternativa bem barata, se comparada àquelas que se utilizam de armas reais, cuja munição e manutenção são bem mais dispendiosas à academia.
Certamente, se os profissionais da área militar e das polícias, se fossem todos treinados com o auxílio do Airsoft, sairiam de suas formações com uma noção mais apurada de lidar com uma equipe, de responder bem à voz de comando, bem como, manter sua honra em primeiro lugar, prezando a vida humana. Torçamos para que esse tipo de prática se expanda para as academias de polícia e militares de todo o país. Será ainda um excelente incentivo para a divulgação do Airsoft, em todo o país.

Deixe o seu comentário

Novato no Airsoft?

Normalmente, quem pretende começar a jogar Airsoft fica com muitas dúvidas quanto ao que realmente é necessário. Pensando em te deixar pronto para ingressar nesse maravilhoso esporte, segue algumas dicas para quem está começando agora no Airsoft:
  • Comprar o equipamento necessário – Óculos balísticos, principalmente.
  • Comprar sua arma legalmente, e somente depois de muita pesquisa, verifique se a loja existe, a quanto tempo existe, se ela tem indicação e sua reputação. (No Brasil existem vários falsos vendedores e isso vem aumentando cada vez mais).
  • Mantenha a ponta da sua arma laranjada ou vermelha. É lei.
  • Jamais compre uma arma de Airsoft de lojas ou pessoas sem a devida nota fiscal, pois ela que vai mostrar a licita aquisição de seu equipamento e se for pego sem tal documento possivelmente terá sua arma apreendida ate provar sua idoneidade fiscal e legal.
  • Evite comprar seus equipamentos em lojas de pouco tempo, em lojas não especializadas pois estas não darão a devida assistência técnica e atenção Pós-Venda.
  • Não ande com sua Airsoft à mostra em vias publicas, e transporte sempre com a nota fiscal.
  • Se você for abordado por policiais, mantenha a calma e o respeito à autoridade.
  • Nunca jogar em zonas públicas, ou sem conhecimento das autoridades policiais. Obter sempre permissão do legitimo proprietário e dar conhecimento ás autoridades policias da sua presença. Mesmo que um local possa parecer abandonado, não quer dizer que não tenha dono… pode mesmo ser o Estado e seja como fôr, é invasão e é ilegal!
  • Ter postura e honra durante o jogo, cumprir todas as regras do fair-play ( Sair quando for acertado quer dizer “ter Honra” e que isso vai aprender e entender onde tem que melhorar, quem não cumpre as regras tem curto ciclo de amizade entre os jogadores e fica passível de ser mal visto e perder o direto de participar dos eventos).
  • Estude o Airsoft, conheça pessoas, faça amigos, troque informações e aliste-se em uma equipe.
  • Procure fazer upgrades nas suas armas, seus jogos ficarão mais divertidos assim.
  • Ao perguntar em algum Blog ou  fórum, certifique-se que essa pergunta não foi feita ou publicada antes.


Save Your Sport

Deixe o seu comentário

Como escolher sua primeira arma de Airsoft

Comprando sua primeira arma de Airsoft? Que seja de qualidade, este é o começo de um passatempo divertido e agradável.
Para os novos jogadores, todas as armas de Airsoft parecem semelhantes, e eles cometem um grande erro e acabam escolhendo a mais barata, que muitas vezes não é de tamanha qualidade como eles esperavam que seriam. Eu sei que a primeira arma de Airsoft é uma escolha difícil, mas aqui estão os passos que irão ajudar a todos os novos jogadores a escolher a sua primeira arma de Airsoft.
Em primeiro lugar, você deve estabelecer o seu limite de preço. Sua primeira arma de Airsoft , a princípio, vai parecer muito cara e por isso é muito importante decidir o quanto você é capaz de gastar com ela. Se você acha que vai entrar sério na prática do esporte, entenda que vai gastar pelo menos algo entre R$1.800,00 a R$ 2.500,00 para adquirir uma arma + bateria e recarregador de alta qualidade. Aconselhamos as seguinte marcas: King Arms, Umarex e os modelos da linha premium da Cybergun. Estas podem ser encontradas na loja Camuflagem Airsoft. Para aqueles que não têm tanta certeza se vão levar o esporte a sério, as armas mais baratas da marca Cybergun, G&G, Cyma e Jing Gong, são marcas indicadas para iniciantes. Elas custam no máximo R$1.500,00, e podem ajudar um novato a decidir se eles gostariam de entrar no Airsoft a sério.
Muitos compram sua primeira arma bem barata, e continuam comprando armas baratas, porque eles tiveram problemas ou não estão satisfeitos com a sua primeira arma de Airsoft. Resumindo, todo o investimento em armas de Airsoft baratas poderia ter sido usado em uma ou duas armas de alta qualidade, que seriam duráveis e confiáveis.
Mais qual é o grande indicativo de qualidade na hora da escolha da AEG. Em primeiro lugar, para quem joga Airsoft, peças e customizações serão fatores importantíssimos. Por isso é importante considerar comprar uma AEG que seja fácil achar peças de reposição e customização. Por isso a King Arms é uma escolha que garante uma AEG que vai acompanhar o jogador para sempre pois ela é compatível com praticamente todas as grandes fabricantes de peças.
O próximo passo de comprar a sua primeira arma de Airsoft é decidir a posição e papel que você vai desempenhar no jogo. Você quer ser o jogador de ação com BBs voando ao seus lados, ou você quer ser um jogador silencioso em segundo plano, apoiando a sua equipe? Determinar o seu estilo de jogo é fundamental para descobrir a melhor arma que se adeque às suas necessidades. Os quatro papéis mais básicos são:
CQC (Close Quarters Combat) – Soldados que lidam com intervalos de menos de 20 metros, em edifícios e quartos. Eles usam rifles curtos, para que possam contornar cantos e atravessar as portas mais facilmente. Eles normalmente usam armas de Airsoft como: M4 CQB, MP5, P90, e G36C.
Rifleman- Para o seu primeiro rifle de Airsoft, este papel está muito bem adaptado para o novato. Estes são os soldados comuns que formam a maior parte de um esquadrão. Eles lidam com um grande espaço que varia de 30 a 70 metros,e usam armas de Airsoft como: M4, Ak47, G36.
Suporte-Gunner – Estes soldados apoiam o grupo com grande volume de poder de tiro. Eles usam grandes e pesados rifles de Airsoft para distrair o inimigo, enquanto o resto da equipe se move para frente. Isso pode ser um papel caro, e não pode ser uma boa escolha para o primeiro rifle de Airsoft. Eles usam armas de Airsoft como: m249 SAW, RPK, e FAMAS.
Sniper / Marksman - Esses soldados podem fornecer suporte para o grupo, ou ir como um lobo solitário. Embora seja um papel muito interessante, gera alto custo para comprar e atualizar o seu rifle sniper, o que não é indicado como primeira arma de Airsoft. Eles usam mola ou gás como: VSR-10, Bar-10, PSG1, e L96. Tenha cuidado com este passo. Eu vi uma e outra vez novos jogadores que saltam imediatamente para a posição de franco-atirador, por se inspirar em filmes e jogos de vídeo game. No airsoft, franco-atiradores não podem facilmente apanhar as pessoas em faixas mais longe do que 70 metros. É um papel muito dispendioso, e não se adequa a um novo jogador. Por favor, reconsidere ser um franco-atirador, que limita as opções no campo, e um rifle sniper é uma má escolha para a sua primeira arma de Airsoft.
Depois de ter decidido o seu papel, escolha a sua primeira arma de Airsoft. Considere o comprimento, peso, precisão, potência, e capacidade de Upgrades. A melhor maneira de escolher sua arma de Airsoft é ir ao site de um grande varejista de Airsoft, e navegar através das páginas de armas. Lembre-se, um rifle de alta qualidade + bateria não vai custar menos de R$ 1.800,00. Compras erradas vão deixá-lo infeliz e decepcionado com o esporte.
Escolha uma arma com um estilo que você gosta, de seu papel, e imagine a usando em campo. Minha dica é para assistir filmes que tenham armas que você gosta. Em seguida, pesquise o desempenho e a qualidade da sua primeira arma de Airsoft. Certifique-se de que ela atenda às suas necessidades para o papel. Escolha uma arma de Airsoft que tem potencial de upgrade, isso requer pesquisa para ter certeza que você pode atualizá-la. Grandes marcas muitas vezes têm um potencial de grande atualização, como Tokyo Marui, King Arms, G&P.
Isso tudo exige muita pesquisa. Pesquisar opiniões da arma e ler o máximo que puder antes de comprar sua primeira arma de Airsoft. Limite as escolhas em 3 marcas, e compare as estatísticas delas. Vasculhe a web para obter informações sobre suas escolhas, e ter certeza de que o rifle é de alta qualidade e bom desempenho. Este é o passo mais importante. Não se esqueça das baterias e carregadores inteligentes (evite carregadores simples de parede, eles podem danificar sua bateria), dos magazine e das BBs de alta qualidade.
Quando comprar sua arma, não se esqueça de manter a arma de Airsoft em forma tip-top, de limpá-la algumas vezes antes de usá-la. Utilize este guia de como limpar uma arma de Airsoft para ajudar a limpar a sua arma de airsoft.

Dicas Finais

  1. Atente-se aos revendedores de confiança! Você não pode comprar de olhos fechados, e veja se a marca que esta comprando está listada acima.
  2. Escolha com as suas preferências pessoais
  3. Se você só vai jogar CQB, não compre uma M249.
  4. Muitos novos jogadores são atentados a comprar um Rifle Sniper, mas nossa dica é evite comprar como primeira arma um rifle sniper. Prefira uma M4!
  5. Fique muito atento ao comprar armas de segunda mão.
  6. O mais importante é se divertir e estar seguro! Airsoft é um dos melhores passatempos que já existiu, bem como uma ótima maneira de conhecer novos amigos.

Deixe o seu comentário

terça-feira, 25 de março de 2014

Tipos de Miras para Armas de Airsoft



Todo praticante de Airsoft, após comprar sua arma, deve se preocupar em colocar uma mira adequada, para ampliar o potencial de combate em partidas diversas. Para ajudar você a escolher, vamos lhe apresentar os melhores tipos de miras para armas de Airsoft encontrados no mercado, explicando a função de cada modelo. Com certeza, você descobrirá qual é a mais adequada a sua necessidade.
As miras Airsoft são, geralmente, produzidas em metal com detalhes em alumínio, plástico ou outro material resistente. Seu funcionamento é assegurado por meio do uso de pilhas ou baterias. Vale lembrar também que, embora sejam réplicas fiéis dos modelos reais, não podem ser utilizadas como tal (em armas de fogo) por conta do impacto que uma arma real acaba fazendo.
Miras Abertas, Iron Sights ou Miras de Ferro são aquelas que vêm originalmente nas armas de Airsoft. Embora cada modelo de arma possua um tipo específico, são sempre compostas por dois sights (mira) alinhados, um frontal – fixo em certos modelos – e um traseiro, que pode tanto ser removido ou ajustado para melhor visibilidade, ideal para disparos em alvos próximos.
O ajuste do sight (mira de ferro) traseiro é muito útil porque, em médias e longas distâncias, o atirador não consegue visualizar de forma clara a trajetória das BBs e tampouco verá seu inimigo. Assim, essa mira é boa para disparos até 40 m de distância. Além disso, o tiro será impreciso e propenso a falhas.
As miras telescópicas,lunetas, Scopes ou Snipers são as utilizadas em longa distância, com ótima nitidez. São muito favoráveis para disparos de grande precisão, para o caso de atiradores de elite. Para a prática de Airsoft, zoom de muita aproximação não é necessário, mas o ganho de visibilidade é sempre um fator imprescindível. É formada pelas seguintes partes:
  • Lente ocular – parte que fica mais perto do olho do atirador, de menor diâmetro que o da lente objetiva;
  • Lente objetiva – seção localizada na outra extremidade, que faz foco no alvo à distância. Nessa lente, o usuário ainda poderá acoplar um extensor, para fazer sombra, ajudando na visibilidade. Além disso, há o ajuste de foco para diferentes distâncias;
  • Torres de ajuste – movem retículos da mira no sentido vertical ou horizontal, e do aumento;
  • Anéis – são as extremidades que seguram as lentes;
  • Torre de retículo – chave que liga a iluminação para direcionar melhor a visão do retículo, como um efeito de “apontar” para o alvo. Seu uso é recomendado para locais escuros ou de baixa visibilidade e não expõe sua posição.

Vídeo sobre Miras de Armas de Airsoft

Veja no vídeo abaixo do Canal ReviewAirsoftBrasil, várias dicas sobre como usar as miras de Airsoft:

Essas são apenas algumas opções de miras, dentro do mundo fascinante das armas Airsoft. Afinal, trata-se de um equipamento que torna o combatente mais preciso e pode auxiliar em diversas situações, dentro do campo de batalha. Escolha a sua e boas batalhas!
Que tipo de mira você usa? Gosta de usar luneta para airsoft? Deixe o seu comentário!

Deixe o seu comentário



Saiba tudo sobre o Hop-Up


Para os praticantes do Airsoft que ainda estão no início, os detalhes sobre tipos de arma, partes que a formam, munição, entre outros assuntos, parecem muito confusos, não é mesmo? Pois, para ajudar a reunir mais conhecimento sobre Airsoft, vamos apresentar uma parte importante das armas da modalidade esportiva: hop-up.

O que é hop-up?

De modo bem geral, hop-up tem uma função básica, que é a orientação da trajetória da munição (BB). Isso só é possível graças a essa borracha pequena, que se ajusta exatamente à entrada da BB no cano. Isso resulta em uma espécie de atrito, que faz com que a BB faça o que se chama de “rolamento reverso”, conseguindo vencer tanto a pressão contrária do ar, quanto a própria gravidade.

Esse efeito de força de BB se baseia no princípio de Bernoulli, que define o seguinte: uma pressão é opostamente proporcional à velocidade atingida. Desse modo, um projétil, em formato redondo – como são os BBs –, que fique estável, ou seja, sem girar, acaba por apresentar pressão igual em toda a circunferência. Assim, a distância a que o projétil chegará, dependerá exclusivamente da velocidade do disparo.

Qual a importância do hop-up?

Essa borracha, então, acaba auxiliando a que o atirador tenha um controle muito maior do eixo, no sentido vertical, do tiro. Como resultado, o atirador será capaz de atingir alvos a uma distância maior, de modo mais preciso, porque segundo o princípio físico, é como se a BB estivesse sendo, literalmente, pressionada por trás, para ir a seu destino mais rapidamente, por isso o BB vai mais longe.

Quais as vantagens do hop-up?

Além da capacidade de tipos em longa distância, a afinação bem precisa, que auxiliará em uma pontaria melhor, alcançando prováveis vitórias em partidas de Airsoft. Por essas razões, além de diferenças do ambiente – como temperatura, umidade e outros – o praticante de Airsoft deve, de tempos em tempos, ajustar – ou “afinar” – o hop-up de sua arma.

Isso acontece porque o meio ambiente irá interferir diretamente na estrutura da borracha, podendo comprimi-la ou afrouxá-la, alterando o direcionamento e distância do tiro. Portanto, varias afinações deverão ser feitas no decorrer de uma competição, ou treino.

Como escolher um hop-up de qualidade?

Como vimos, o hop-up é uma pequena parte da arma de Airsoft, mas de extrema importância para os praticantes do esporte. Assim, quanto melhor a qualidade da borracha utilizada, mais preciso será o disparo.

Entre as opções à venda no mercado, há algumas Hop-ups mais endurecidas e outras mais macias. Tais características se relacionam ao tipo de potência desejado. Como exemplo, em uma arma acima do patamar de 360 FPS, o ideal é uma hop-up mais dura, porque se, pelo contrário, se optar por uma mais mole, será facilmente destruída e não gerará o resultado esperado.

Tem outras dicas para escolher seu hop-up? Gostou do artigo? Comente!


Deixe o seu comentário

Armas de Airsoft à Gás

Um dos tipos de arma mais famosos e precisos para um bom combate de Airsoft é, sem sombra de dúvidas, a arma a gás (“Gas BlowBack” ou GBB). Essa arma ganhou tal nome porque todo seu funcionamento interno é movido a gás propano (também conhecido como “Green Gas” ou somente CO2).

Há muito realismo no efeito de disparo das armas GBB, por conta do coice promovido pela estrutura, que está submetida à pressão interna. As vantagens desses modelos apontam também para a questão de que o pente de munição é totalmente utilizado, com o gás dando propulsão às BBs e a mecânica interna ser simplificada em relação a outros modelos concorrentes.

Por outro lado, uma grande desvantagem é o fato de as armas de gás estarem em uma categoria específica de controle do Governo. Quem desejar adquirir um desses modelos deve possuir documentação especial, como o chamado CR (Certificado de Registro) entre as categorias de atirador, colecionador ou caçador, que é emitido pelo Exército Brasileiro. Além disso, para transporte também é necessária uma documentação especial: a licença de tráfego. Sem a qual, o dono pode ser penalizado legalmente.

Principais armas GBB de Airsoft

  • Smith wesson sigma ou SW 40 F – bem realista, a cada disparo feito dá um pequeno coice. É um exemplar full metal em sua estrutura interna. Uma curiosidade é que a fabricante da arma de fogo original, chegou a ter problemas na justiça pelo fato de que o design se parece muito ao da marca Glock. Chega a durar até três magazines inteiros, antes de ficar sem gás, por completo;
  • King Arms M4 MOE GBB Airsoft Rifle – a qualidade da King Arms está presente em todos os detalhes deste belo rifle de assalto. Ótimo para combates difíceis! Corpo em alumínio e ótimo coice, o que garante o realismo. É ideal comprar ao menos um magazine extra, para um bom exercício de treinamento;
  • KSC M4A1 Gas Blowback Rifle com duas Magazines – versão oriental System7Two, é um modelo full metal para maior conforto e segurança de uso. Já vem com o segundo magazine incluso, permitindo que os treinamentos durem mais tempo;
  • WE G39 RAS Gas Blow Back Rifle (Preto) – as armas dessa série podem trazer um pé, para que a arma fique mais tática e estabilizada, facilitando a precisão do disparo no decorrer do combate;
  • RA-Tech Custom WE M14 Gas Blow Back – é um rifle bem realista, com peso próximo ao real. Possui miras, que deixam os disparos muito preciso e há espaço para instalar uma mira com zoom. Não tem grande velocidade de disparo, mas apresenta grande pressão no coice e no disparo, chegando a quase 500 FPS;
  • Outras opções são os modelos EAC (KJW) M4 ERGO Z-Rail Custom GBB e o Tokyo Marui SCAR-L CQC Recoil Shock AEG.

Deixe o seu comentário

O que não fazer em um jogo de Airsoft

Para a boa prática do Airsoft é extremamente necessário que os jogadores envolvidos em campo tenham comportamentos adequados a uma norma vigente. Assim, entre as dicas para jogar Airsoft, o comportamento em campo deve ser levado em conta também, então, a seguir serão apontados algumas atitudes que não devem ser feitas em uma partida de Airsoft.
O jogador não pode levar armas brancas (espadas, facas, cutelos, entre outros) para a prática desse esporte. A única exceção a ser feita é para os que detêm canivetes, autorizado como parte da ferramenta de adaptação a locais ermos – onde se localizam muitos dos campos de prática Airsoft.
Outro aspecto fundamental sobre como jogar Airsoft vem agora com o fair play. Não se deve, nem cometer, nem tampouco reagir a práticas que contrariem o princípio de espírito esportivo, que implica em:
  • Respeito e cordialidade para com o adversário, os colegas de esquadrão, os organizadores e árbitros;
  • Aceitação imediata e completa de tudo o que for apontado por juízes e administradores

Por mais que o Airsoft ainda esteja ganhando força no país e as instituições de controle não o façam como deveriam, o jogador precisa estudar profundamente as normas e regulamentos – se houver –, que a federação de cada Estado preparou.

Quanto ao vestuário, o participante de competições Airsoft deve usar todos os equipamentos de segurança, que incluem cotoveleira, joelheira, coturno, óculos de proteção ou máscara de rosto, sapatos fechados e protegidos, camisa de manga comprida e calça , entre outros. Tudo isso fará com que o praticante tenha muito mais possibilidades de se divertir com total segurança.

No decorrer da partida, caso uma BB – ou munição – atinja um jogador, o mesmo deverá assumir, com honestidade, que foi alvejado e declarar “morto” a todos e mostrar o pano vermelho característico para tal sinalização. Caso isso não seja feito, a modalidade perde um de seus pilares mais importantes: a honra de cada jogador.

Caso se dê algum momento de conflito entre membros da partida, das equipes envolvidas, o jogador deve fazer o possível para administrar esse cenário, em vez de encorajá-lo. Não se deve também ficar atirando desesperadamente e a esmo. Pelo contrário, deve estar sempre mirando em alguém que se deseja atingir, buscando o momento perfeito para o disparo.

Qualquer agressão física ou ameaça feita por um jogador é passível de suspensão ou até expulsão permanente de partidas de Airsoft. É importante ressaltar que, apesar das armas e do clima de guerra, o esporte tenta deixar as pessoas mais calmas, focadas, concentradas e com senso coletivo.

Essas foram apenas algumas dicas sobre o que não fazer em uma partida de Airsoft. Há muitas outras, mas para os jogadores que ainda dão seus primeiros passos na modalidade já é bem informativo. Viva o Airsoft!


Deixe o seu comentário

GBB vs EBB

GBB vs EBB
GBB, abreviatura de Gas Blow Back, é um sistema de armas de Airsoft baseado em gás Propano (Green gas), HFC 134 ou Co2. O sistema GBB proporciona um alto grau de realismo ao permitir o movimento gerando um movimento considerável na hora do tiro.
GBB vs EBB
O sistema elétrico é constituído por uma bateria convencional, um motor e caixa de velocidade (Gerabox). Entre os sistemas de Blow Back compatíveis com as AEG’s, se encontra o pneumático (como o Pneumatic Blowback System, patenteado pela Top Tech fabricante G & G), que utiliza o ar como sistema de alimentação para mover a projeção, que é o sistema elétrico que usa parte dos recursos da bateria para executar esta operação. O sistema de armas de Airsoft elétricas é conhecido como EBB.
GBB vs EBB

GBB

Em uma arma com sistema GBB, nós vamos encontrar um sistema de funcionamento mais simplificado do que de uma AEG. Um dos aspectos fundamentais nestas armas é o carregador, que é diferente das AEGs pois é desenhado para armazenar a quantidade real de BBs. O gás irá proporcionar o impulso para o cilindro principal da arma que libera a bb para fora do cano.
A maioria dos modelos GBB têm o eixo da culatra com uma guia de mola e uma mola em seu interior, chamado de recuo. Este conjunto proporciona um efeito muito real para o usuário. A potência do tiro é dada pelo gás empregado, e assim você pode aumentar ou diminuir este valor, mediante a escolha do cano interno. Note que os canos que compõem as armas GBB são projetados exclusivamente para esse sistema, não sendo compatíveis com armas AEG’s.
Têm sido desenvolvidos sistemas de controle de potência (por exemplo, NPAS de Ra-Tech para réplicas WA, G&P, etc.) que permitem regular a potência de saída em cerca de 250 a 400fps com o mesmo tipo de gás. Também se encontra atualmente no mercado vários sistemas de hop-up destinados a réplicas GBB que permitem a utilização de canos usados em armas AEG’s, incentivando, como já mencionado, a possibilidade de aumentar ou diminuir a potência de saída da arma com as medidas internas do cano.
GBB vs EBB
O sistema de propulsão de BB é, a priori, mais simples do que o das AEG’s, uma vez que o número de peças que integram o sistema é menor e a sua montagem/desmontagem é mais fácil. As Armas GBB têm um sistema muito semelhante ao usado pelas reais: ao introduzir o carregador é necessário puxar a alavanca de carregamento (Slide) para permitir o acesso da primeira bb à antecâmara do Hop-up e, então, puxar o gatilho para liberar o gás. No entanto, embora o mecanismo de propulsão empregado pareça mais simples,a sua manutenção é menos importante do que a de um AEG convencional. Por isso, é importante conhecer o gás utilizado para aplicar uma boa lubrificação das borrachas e interiores.
Sem dúvida, as peculiaridades do Sistema de Gas Blow Back oferecem um grande realismo e benefícios, como o recuo, sons e sensações que transmitem este sistema, que aumentam a emocionante e excitante experiência no Airsoft.

EBB

GBB vs EBB
Em uma arma EBB (Eletric Blow Back) como a mostrada neste artigo (Pneumatic Blowback System), nós encontramos uma caixa de velocidade (Gearbox) diferente ao qual estamos acostumados. Em alguns sistemas de EBB, como patenteado por Top Tech, existe uma mola que retorna a válvula para a sua posição original antes que o pistão termine seu percurso pelo cilindro principal devolvendo parte ar comprimido, disparando a bb.
Fonte: Revista 0’20

Deixe o seu comentário